Curso de Cirurgia Colorretal Videolaparoscópica

Curso presencial com teoria e cirurgias ao vivo para aprendizado 
de padronização 
técnica de ressecções colorretais videolaparoscópicas

"Estava louca para aprender a fazer cólon por vídeo. A partir do CD do Videoatlas ColoLap, estudei o Colectomia Direita passo a passo,  marquei uma cirurgia por vídeo para mim e fiz! Em 2 horas saiu a cirurgia: colectomia direita de pele a pele por vídeo!"

Dra. Luciana Fialho - Coloproctologista 

Rio de Janeiro

"Excelente curso!! Fiz uma vez e quero voltar!!"

Dr. Leonardo Iezzi - Coloproctologista

Ribeirão Preto

Democratização da Cirurgia Minimamente Invasiva
© Copyright 2017
ENVIAR

Cadastre-se para receber em breve a Agenda de Cursos 2018!

CONHEÇA O MÉTODO COLOLAP

O Curso ColoLap foi lançado em 2009, com o objetivo de possibilitar uma redução da curva de aprendizado em cirurgia colorretal videolaparoscópica através de um método original de ensino baseado em uma padronização bastante rígida da técnica operatória utilizada para as ressecções colorretais à direita, esquerda e retossigmoidectomia.

A utilização destes conceitos levou à criação dos VideoAtlas Lubeck, veiculados inicialmente na forma de CD-ROM, posteriormente em website, iBooks e, em fase de lançamento, através de um aplicativo exclusivo.

Esta padronização tornou-se o elemento central do Curso ColoLap, estabelecido em um formato compacto de dois dias, destinado a grupos de 10-15 cirurgiões, com o objetivo específico de possibilitar o aprendizado de uma sequência pré-definida de ações e manobras coordenadas, sequenciais, altamente reproduzível e capaz de permitir a execução segura de ressecções colorretais videolaparoscópicas com uma importante redução da curva de aprendizado.

Para atingir este objetivo, foi idealizada uma programação focada em especial na padronização da técnica operatória, incluindo ainda alguns elementos perioperatórios também essenciais para a implantação deste método.

Há mais de 10 anos, o Instituto Lubeck oferece soluções para democratizar e difundir a cirurgia minimamente invasiva através de metodologias exclusivas, tecnologia e inovação.

Este método inclui conceitos até hoje inexistentes na literatura internacional, tais como: 

- Padronização e nomenclatura de portais
- Segmentação das operações em etapas sequenciais; 
- Definições de manobras triangulares para otimização do campo operatório;
- Identificação de elementos anatômicos para orientação da dissecção;
- Definição de posicionamento da mesa operatória e equipe cirúrgica.

Em relação à parte teórica, os alunos são posicionados quanto ao estado atual da cirurgia colorretal videolaparoscópica à luz da literatura, comprovando seus benefícios, segurança oncológica e menores índices de complicação.

A apresentação e discussão detalhada sobre cada etapa dos procedimentos cirúrgicos ocorre ainda no auditório do Instituto Lubeck em Itu (SP), nas duas manhãs do Curso,  mediante a análise cuidadosa dos videoatlas para ressecções colorretais, com especial ênfase nas pinças utilizadas em cada movimento, triangulações expositivas e sequência de ações até a completa memorização destas.

Às tardes, os alunos são transportados para o Centro Cirúrgico do Hospital São Camilo, de Salto (SP), onde o Instituto Lubeck dispõe de uma sala de cirurgia equipada com equipamentos videolaparoscópicos capazes de transmitir com imagem de alta definição para uma sala de aula contígua e integrada.

MANHÃ

DIA 01

DIA 02

MANHÃ

ESTADO ATUAL DA CIRURGIA COLORRETAL
VIDEOLAPAROSCÓPICA

PRINCÍPIOS DO ACESSO VIDEOLAPAROSCÓPICO
E O MÉTODO COLOLAP

COLECTOMIA DIREITA

SEQUÊNCIA DE ETAPAS
PADRONIZAÇÃO TÉCNICA
MANOBRAS EXPOSITIVAS
PLANOS DE DISSECÇÃO
LINFADENECTOMIAS
VASOS CÓLICOS MÉDIOS
ANASTOMOSE INTERNA

TARDE

CIRURGIA NÃO-EDITADA

CIRURGIA AO VIVO

ANESTESIA E CUIDADOS PERIOPERATÓRIOS

RETOSSIGMOIDECTOMIA

SEQUÊNCIA DE ETAPAS
PADRONIZAÇÃO TÉCNICA
MANOBRAS EXPOSITIVAS
PLANOS DE DISSECÇÃO
ANASTOMOSES COLORRETAIS
ÂNGULO ESPLÊNICO
RESSECÇÃO ABDOMINOPERINEAL

REDUÇÃO DA CURVA DE APRENDIZADO

TARDE

Neste momento, são realizadas operações ao vivo, seguindo exatamente a mesma padronização apresentada, afim de demonstrar sua elevada reproducibilidade. 

Durante as operações, existe uma ampla comunicação entre o cirurgião, preceptor e alunos, possibilitando a consolidação dos conceitos abordados pela manhã.

Além do procedimento completamente padronizado, são ainda apresentadas e discutidas eventuais variantes técnicas necessárias à formação do cirurgião, como detalhes específicos sobre anastomoses, liberação do ângulo esplênico, entre outros.

Apesar de um aproveitamento bastante satisfatório com uma taxa de conversão de cirurgiões acima dos cursos congêneres, observa-ses ainda que um grande número de cirurgiões apresentam dificuldades em consolidar sua prática em ressecções colorretais videolaparoscópicas, em decorrência de insegurança técnica em especial pela inexistência de um apoio de um preceptor em seus primeiros casos.

Visando melhorar os índices de adoção pós-curso, o INSTITUTO LUBECK DE ENSINO E PESQUISA  dispõe de uma rede de cirurgiões experientes e treinados com a mesma padronização, os quais podem atuar como preceptores em todo o País, facilitando a implantação do acesso laparoscópico de forma mais consistente.

Realizado pela primeira vez em 2009, o Curso ColoLap mostrou-se uma ferramenta de grande valia para a redução da curva de aprendizado, com excelentes índices de aprovação entre os alunos

Já são quase 100 cursos realizados desde então, totalizando mais de 1300 alunos, tendo a maioria ocorrido na sede do Instituto Lubeck, em Itu, além de edições também na maioria das capitais do Brasil e edições regulares na Espanha há cinco anos, com mais três já previstas para o primeiro semestre de 2017 naquele país.

SOLICITE MAIS INFORMAÇÕES

CONHEÇA O CURSO COLOLAP

ESTRUTURA DO CURSO
Corpo Docente: Dr. Miguel Pedroso e Dr. Mauro Pinho

SOLICITE MAIS INFORMAÇÕES

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA MAIS INFORMAÇÕES OU FAZER SUA INSCRIÇÃO

DEPOIMENTO DE QUEM JÁ FEZ O CURSO

CIRURGIA NÃO-EDITADA

CIRURGIA AO VIVO

Fix the following errors:
Hide